Como destravar a fala em inglês

Essa é uma pergunta que eu ouço o tempo todo. Muita gente vem até mim querendo saber como perder a insegurança e não ficar travado na hora de falar inglês.

A grande maioria das pessoas quer interagir com estrangeiros, precisa atender um telefonema vindo de fora, irá participar de reuniões no trabalho com colegas, clientes ou fornecedores de outros países.

Algumas pessoas querem apenas falar inglês em viagens. Querem se comunicar no aeroporto, nos hotéis, nos meios de transporte ou simplesmente querem socializar e fazer amigos enquanto viajam.

Talvez esse seja o seu caso. Você até consegue ler em inglês e entender o que ouve, mas na hora de falar fica todo travado e as palavras e frases não saem da sua boca né? Eu vou te dizer aqui nesse post o que fazer para mudar esse cenário.

São 5 dicas que vão destravar a sua fala e a sua habilidade de conversação em inglês:

  1. Trabalhe a sua autoconfiança: não tenha medo de errar e de ser julgado ou julgada. Nem mesmo os falantes nativos ou fluentes na língua falam corretamente o tempo todo. Eles também cometem erros de gramática, pronúncia, escrita etc. Pense que você está falando uma segunda língua, não a sua língua materna. Tenha em mente que o americano ou britânico que está falando com você, muitas vezes fala apenas o seu idioma, e nenhum outro. Sendo assim, nesse ponto você está em vantagem!
  2. Sempre estude vocabulário: é fundamental que você conheça e domine um vocabulário básico para iniciar uma conversa. Frases como “Where are you from?” “Nice to meet you” “How are you?” “What do you do?” “I work for a company named …” são fundamentais para iniciar um bate papo, por exemplo. Se você começa bem um diálogo, vai ganhar mais confiança e terá um desempenho melhor do decorrer da conversa.
  3. Fale sozinho em voz alta para praticar a fala: é um exercício que funciona muito bem para que a sua boca, os seus ouvidos e a sua cabeça se acostumem com o som da língua inglesa. É uma ótima forma de treinar a dicção. A musculatura da sua boca precisa se habituar com os diferentes movimentos que o inglês exige durante a fala. Lembre-se que no inglês existem sons que não estão presentes no português.
  4. Conheça as “anchor phrases” (frases âncora): são frases comuns no idioma que farão você soar mais natural e fluente. Alguns exemplos são:

– Let me see .. (Deixa eu ver …)

– You know what happened ? (Você sabe o que aconteceu ?)

– Can you believe it ? (Você acredita ?)

– Oh, wait (espera aí)

– Sound good (Parece bom)

– As a matter of fact, no ( Na verdade não )

– But I’ve heard of it (Mas eu já ouvi falar)

5. Se possível, faça aulas de inglês com foco em conversação: as aulas podem ser presencias ou online. O acompanhamento de um profissional é fundamental para que você evolua com mais rapidez e alcance melhores resultados. Você até pode estudar sozinho, mas um professor lhe mostrará um caminho mais curto, por meio de um método e materiais adequados ao seu perfil de estudante.

É isso! Coloque essas 5 dicas em prática e eu tenho certeza de que você verá uma evolução enorme na sua habilidade de conversação em inglês!

See you!

Take care!

Sobre Vagner Luiz

Brasileiro, 35 anos. Professor de língua inglesa. Natural de Curitiba, PR.
Esse post foi publicado em conversação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s