5 Dicas para melhorar seu “Listening”

Compreender o inglês falado é uma das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes da língua. Muitos conseguem ler, escrever e até falar de maneira adequada, porém na hora de ouvir um nativo, assistir um filme sem legenda ou tentar compreender a letra de uma música, a coisa fica mais complicada.

Falo por experiência própria! Quando estava iniciando meus estudos, tinha muita dificuldade para entender meu professor em sala de aula. As frases soltas, isoladas, até eram tranquilas….aquelas conversas de exercício, repetições, jogos de perguntas e respostas não eram lá grande problema. Mas quando o professor disparava a falar, naturalmente, eu não entendia bulhufas! Quando o CD tocava, depois de terceiro ou quarto “play” é que eu conseguia captar alguma coisa.

Agora, como professor de inglês, percebo as mesmas dificuldades em vários de meus alunos. Muitos reclamam desta dificuldade, que as vezes chega a ser desmotivante.

É por isso que me veio a idéia de compartilhar neste post algumas dicas para melhorar o seu “listening”. Estas dicas foram extraídas do ebook do professor Frederico Vasconcelos, http://www.inglesnosupermecado.com.br

São 5 dicas, que se levadas a sério farão toda a diferença! Check it out:

1. Assista filmes em inglês com legenda em inglês: dessa forma você percebe os atores pronunciando o que está escrito. Para aumentar sua compreensão, assista ao filme com legenda em português nos primeiros minutos, para entender o que está motivando os personagens. Depois, mude para a legenda em inglês.

2. Assista a vídeos de aulas de inglês: há alunos que não se contentam apenas em ouvir MP3, eles gostam também de ver o desenvolvimento da aula no quadro. Segundo esses alunos, as imagens produzidas pelos professores ajudam a fixar o conteúdo. Existem inúmeros vídeos na internet com dicas de gramática e vocabulário.

3. Ouça áudio books em MP3: você pode baixar e ouvir clássicos da literatura universal em  inglês gratuitamente. A literatura é o ponto mais alto de qualquer idioma. Por  meio da literatura, você adquire experiência, anteve o futuro e ve uma língua
em todo esplendor. Experimente baixar livros de domínios públicos nos sites
Open Culture, Free Classic Audio Books, Audio Books for Free e LibriVox.

4. Ouça as palavras chaves: não é preciso você ouvir ou entender todas as palavras para inferir ou entender o que o falante está dizendo. Por exemplo, se durante a conversa, você ouve table, cup, waiter, wine, food, você sabe que o assunto gira em torno de restaurante.

5. Ouça o contexto: Vamos supor que durante a conversa alguém falou reservoir, e você não sabe do que se trata; o restante da conversa pode lhe ajudar: the reservoir is an artificial lake used to store water.

É isso galera! Experimentem e verão o resultado, eu garanto!

Grande abraço!

Sobre Vagner Luiz

Brasileiro, 33 anos. Professor de língua inglesa. Natural de Curitiba, PR.
Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s